terça-feira, 24 de novembro de 2009

SIE

Também chamados de Sistemas de Informação Executivos ou Sistemas de Suporte à Decisão Estratégica, ou ainda, são conhecidos por sua sigla em inglês EIS ou Executive Information Systems. Contemplam o processamento de grupos de dados das operações operacionais e transações gerenciais, transformando-os em informações estratégicas. Trabalham com os dados no nível macro, filtrados das operações das funções empresariais da empresa, considerando ainda, o meio ambiente interno e/ou externo, visando auxiliar o processo de tomada de decisão da alta administração, tal como, presidentes, diretores, sócios, acionistas, proprietários, assessores, etc. Habitualmente com muitas informações gráficas, amigáveis e normalmente on-line, observando as particularidades de cada empresa e ainda, com opção de descer no nível de detalhe da informação.

SIG

Também chamados de Sistemas de Apoio à Gestão Empresarial ou Sistemas Gerenciais.Contemplam o processamento de grupos de dados das operações e transações operacionais, transformando-os em informações agrupadas para gestão. Trabalham com os dados agrupados (ou sintetizados) das operações das funções empresariais da empresa, auxiliando a tomada de decisão do corpo gestor ou gerencial das unidades departamentais, em sinergia com as demais unidades.

SIO

Uma empresa é um conjunto de pessoas, equipamentos, dados, recursos, políticas, e procedimentos que existem para o suprimento de produtos ou serviços, freqüentemente com o objetivo de obter lucro. As aplicações de Sistemas de Informação no nível organizacional podem ser divididas em duas categorias: aplicações localizadas e sistemas interdepartamentais.

A Tecnologia da Informação permite ainda o reprojeto de processos de negócios, de rede de negócios, ou a própria redefinição do escopo do negócio.

O redesign de processos de negócios refere-se a aplicações nas quais o processo a ser automatizado é redesenhado à medida que o sistema é desenvolvido. Já o redesign de redes de negócios refere-se a sistemas que englobam e/ou envolvem os modos pelos quais múltiplas empresas se relacionam, trabalham em conjunto.

SAD Sistemas de Apoio a Decisão

São sistemas mais complexos que permitem total acesso a base de dados corporativa, modelagem de problemas, simulações e possuem uma interface amigável. Alem disso, auxiliam o executivo em todas as fases de tomada de decisão, principalmente nas etapas de desenvolvimento, comparação e classificação dos riscos, alem de fornecer subsídios para a escolha de uma boa alternativa.

SIE ou EIS Sistemas de Informação Executiva

Um dos principais objetivos destes sistemas e fornecer ao executivo, de forma selecionada e resumida, os dados necessários para a execução de entendimento da situacao-problema. Estes sistemas são de consulta instantânea e relatórios na tela, montagem de gráficos e textos, tabulação de números, etc., acessando diretamente a base de dados corporativa da empresa.

Engenharia de Software

É uma área do conhecimento da computação voltada para a especificação, desenvolvimento e manutenção de sistemas de software que aplica tecnologias e práticas de gerência de projetos e outras disciplinas, com o objetivo de se obter organização, produtividade e qualidade.

Essas tecnologias e práticas englobam linguagens de programação, banco de dados, ferramentas, plataformas, bibliotecas, padrões, processos e a questão da Qualidade de Software.

Os fundamentos científicos para a engenharia de software permitem ao engenheiro especificar, projetar, programar e manter sistemas de software, avaliando e garantindo suas qualidades. Além disso, a engenharia de software deve oferecer mecanismos para se planejar e gerenciar o processo de desenvolvimento de um sistema de informação Sistema Computacional, pois ambos se confundem.